>> MÓVEIS PROJETADOS

Descubra as diferenças entre MDP e MDF

Existem muitas dúvidas acerca das diferenças entre MDF e MDP, concorda? Para comprar a chapa de madeira processada certa, sem qualquer hesitação, é essencial conhecer as características de cada uma. Continue por aqui para saber mais!
Embora a maioria das pessoas não conheça as distinções entre MDF e MPD, elas existem e não são poucas. Por isso, devem ser esclarecidas.
Se você deseja reformar ou até mesmo construir um móvel de madeira, maciça ou industrializada, deve considerar alguns fatores na hora da decisão. Como escolher, afinal, o material mais adequado às suas necessidades?
Móveis para áreas externas, por exemplo, precisam ser mais resistentes à umidade que mobílias para espaços internos e secos. Essas condições vão orientar a sua opção por um móvel de MDF ou MDP. Antes de tudo, porém, você deve entender quais são os principais aspectos de cada um.
Neste artigo, vamos mostrar como diferenciar o MDF e o MDP para que você encontre o material ideal para os seus ambientes. Confira!

O que é MDP?
O MDP – Medium Desinty Particleboard (em português, quer dizer Partículas de Média Densidade) é fabricado em três camadas. Vale ressaltar que, geralmente, utiliza-se a madeira Pinus para fabricação dessa chapa. 
Enquanto a camada interna, ou seja, o miolo, apresenta maior espessura e é feita de partículas aglutinadas, as camadas externas são mais finas. Essa diferença entre elas proporciona estabilidade e isolamento acústico ao material.
Na fabricação de móveis, o MDP é utilizado naqueles com aspecto retilíneo, como mesas, balcões, armários, entre outros. É importante frisar que esse tipo de madeira confere maior resistência mecânica às peças, apesar de ser mais leve que o MDF.
Portanto, o MDP é mais indicado para projetos de linhas retas e planas. Já o MDF, por ser mais maleável e homogêneo, é recomendado para projetos com acabamentos curvos e de baixo relevo, por exemplo.

O que é MDF?
O MDF, por sua vez, significa Medium Density Fiberboard (em português, Fibras de Média Densidade). Por se tratar de um material homogêneo, possui uma superfície ideal para aplicação de pintura, verniz e colagem de lâminas.
Isso ocorre porque a fabricação da chapa é feita a partir da aglutinação de fibras de madeira, e não partículas, com resina sintética e outros aditivos.
Sendo assim, ele é mais resistente à abrasão e permite a lapidação de peças com maior facilidade, além de apresentar mais maleabilidade.


Principais diferenças entre MDF e MDP
Como visto neste conteúdo, cada um deles é indicado para determinado móvel e ambiente da casa. Alguns fatores contam muito na escolha, como resistência à umidade, resistência mecânica, peso, entre outros.
Partindo disso, você saberá quando usar um ou outro material. Veja algumas observações importantes:
nunca confunda o MDF com o MDP, que é formado por partículas prensadas;
enquanto o MDP é mais indicado para projetos de linhas retas e planas, o MDF é a opção mais adequada para projetos com acabamentos curvos, por exemplo;
alguns móveis são fabricados utilizando os dois materiais, garantindo, dessa forma, mais funcionalidade e inovação para o mobiliário.
O MDF e MDP, portanto, são materiais distintos, com processos de fabricação diferentes. Ou seja, cada um possui peculiaridades e indicações específicas. Essas características permitem que você escolha o material de acordo com as suas finalidades e objetivos, seja qual for o projeto em questão. 

Please follow and like us:
Pin Share

COMPARTILHE

MAIS POSTS

Instagram