Os ambientes integrados são uma herança do modernismo. O sucesso é tanto, que no período recente a maioria dos apartamentos são projetados apenas com a opção de áreas sociais integradas ou total planta livre, restringindo apenas o banheiro, como é o caso de lofts e estúdios.
A ideia por trás do conceito de ambientes integrados é trazer mais luz natural, otimizar a ventilação, tornar o espaço mais fluido com o ganho de área e, é claro, a reunião de indivíduos. Com a vida cada vez mais acelerada e pouco tempo para conviver em família, o layout dos lares tem o poder de resgatar esse convívio. Outra proposta é fazer do lar um espaço acolhedor e receptivo para cada vez mais reunir familiares e amigos próximos em confraternizações íntimas.
Quando falamos em integração não se trata apenas de abrir os espaços, quem faz essa função são os elementos que promovem a continuidade visual, sejam eles revestimentos, cores, materiais, desenho de fluxo ou design de mobiliário.
No processo de zonear ambientes com soluções de móveis soltos ou projetados, lembre-se que que o projeto precisa seguir um mesmo estilo, a diferenciação de espaço não é sinônimo de tudo junto e misturado. Isso porque, estilos que não conversam no mesmo ambiente trazem a sensação de bagunça e desorganização. Mas isso não quer dizer que você precise criar espaços monocromáticos ou com rigor de formas. Evite o uso de mobiliário muito grande que possa vir a cortar a fluidez, visto que a importância da integração é justamente poder permear de forma livre.
Para que isso não ocorra é interessante se desprender do layout de ambientes bem delimitados por paredes, fugindo do convencional sofá encostado na parede, por exemplo. Além disso, é interessante trabalhar com as mesmas cores de fundo principalmente em apartamentos pequenos, pois elas ajudam a dar a sensação de espaço ampliado e contínuo. Trabalhe os móveis de maneira inusitada para que de fato se perceba que a ausência de paredes ali tem uma função estética diferenciada. Por fim, esperamos que tenham gostado dessas pequenas dicas e se você ainda tinha dúvidas sobre a vantagem de um espaço integrado, com certeza agora os verá com outros olhos. Venha conversar com nossa equipe que te auxiliaremos nessa jornada!